Desmame de corticóide: como fazer?

A avaliação da retirada dos corticosteroides deverá ser feita quando o efeito máximo esperado para este medicamento no controle de uma determinada doença for atingido; ou o contrário, quando não ocorreu efeito esperado com o corticoide por um período de uso considerado suficiente; ou ainda, quando alguns efeitos colaterais se tornam mais deletérios que o benefício desse medicamento, sobretudo em casos de psicose aguda induzida pelo corticoide e refratária a antipsicóticos ou em casos de úlcera de córnea pelo vírus da herpes, concomitante ao uso de corticoide, por outro motivo, devido ao risco de cegueira permanente.

A retirada lenta e gradual deverá ser feita após duas semanas de uso diário de corticoide, sobretudo se for uma dose superior a 20mg de Prednisona (ou equivalente) durante o dia ou superior a 5mg dessa medicação à noite. Antes disso, ou seja, caso o ou a paciente tenha usado por menos de 14 dias, a suspensão pode ser abrupta, já que o risco de insuficiência de adrenal é pequeno.

Sugestões da literatura

  • SE a dose basal de Prednisona (ou equivalente*) for maior que 40mg: redução de 5 a 10mg a cada uma a duas semanas.
  • SE a dose basal de Prednisona (ou equivalente*) for entre 20 a 40mg: redução de 5mg a cada uma a duas semanas.
  • SE a dose basal de Prednisona (ou equivalente*) for entre 10 a 20mg: redução de 2.5mg em intervalos um pouco maiores, a cada duas a três semanas.
  • Se a dose basal de Prednisona (ou equivalente*) for entre 5 a 10mg: redução de 1mg em intervalos também maiores: a cada 2 a quatro semanas, sempre observando sinais de insuficiência de adrenal ou de reativação da doença de base.
Comparação entre glicocorticoides sistêmicos

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio #168 do nosso podcast: Corrida de Leito.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share