Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a avaliação diagnóstica.

O episódio 153 do Podcast Corrida de Leito discute: Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa um dano ou lesão neuronal aguda, como uma consequência de duas situações: isquemia ou hemorragia. As etiologias isquêmicas envolvem a trombótica, cuja aterosclerose é a principal representante; Causas embólicas, de origem cardíaca (principal) ou aórtica; Hipoperfusão sistêmica, como nos estados de choque, além de causas relacionadas a alterações hematológicas, como anemia falciforme. As causas hemorrágicas envolvem àquelas relacionadas sobretudo a hipertensão descontrolada.

A avaliação diagnóstica do AVC depende do reconhecimento rápido e precoce de sinais ou sintomas clássicos que envolvam algum déficit neurológico agudo novo, como déficit visual ou alteração sensorial, distúrbio na marcha ou ainda cefaleia intensa, definida como a pior da vida (com ou sem vômitos). Diante dessa suspeita deve-se providenciar uma Tomografia Computadorizada (TC) de Crânio ou uma Ressonância Nuclear Magnética (RNM), afim de excluir um AVC de etiologia hemorrágica e avaliar a possibilidade de trombólise. Paralelamente, deve-se investigar diagnósticos diferenciais, uma vez que infecções, migrânea, distúrbios metabólicos, paralisia pós ictal (ou paralisia de Todd), dentre outros podem cursar com essas manifestações e mimetizar o AVC.

Escalas

Algumas escalas podem ser utilizadas como ferramenta de auxílio diagnóstico, como a de Cincinnati Prehospital Stroke Scale (CPSS). A CPSS é muito utilizada no âmbito extra-hospitalar, por se tratar de uma escala curta que avalia parâmetros clínicos extremamente importantes.

Exames complementares

Confira abaixo algumas imagens que evidenciam um AVC isquêmico versus um AVC hemorrágico

Figura 1: AVC isquêmico – TC de crânio sem contraste. Observar (de A para D) a hipodensidade mais evidente (de A para D) identificada pelas setas. A com 1h de sintomas; B com 2h e D após 8h de sintomas. Fonte: UpToDate 2023.

Figura 2: AVC hemorrágico -TC de crânio sem contraste. Observar a hiperdensidade característica do sangramento. Em A hiperdensidade em região de tálamo (AVCh característico de hipertensão descontrolada); C: hemorragia estendendo ao ventrículo; F hemorragia lobar (característico de outras causas como trauma, angiopatia amiloide, má formação vascular). Fonte: UpToDate 2023.

Território Vascular

Ainda no que diz respeito a um AVC isquêmico, é interessante ressaltar que, de acordo com o território vascular afetado, o paciente pode apresentar diferentes sintomas, confira abaixo:

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio 153 em nosso Podcast: Corrida de Leito

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share