Insuficiência adrenal: quando suspeitar?

A insuficiência adrenal decorre da diminuição da produção de cortisol, aldosterona e/ou hormônios sexuais, envolvendo tanto causas primárias como secundárias. Suas manifestações podem ser inespecíficas, o que por vezes retarda seu diagnóstico.

Na forma aguda, a hipotensão e choque são as manifestações mais comuns, seguido de náuseas e/ou vômitos, além de dor abdominal – que pode ser intensa. Febre de origem inexplicada também se faz presente e, aqui, vale lembrar que a sepse pode ser um fator precipitante.

Já dentre as manifestações da forma crônica, a hiperpigmentação cutânea é um sinal muito característico quando se trata de uma insuficiência secundária, já que decorre da ação do ACTH. Além disso, fadiga, anorexia e perda de peso também são frequentemente encontrados. Do ponto de vista laboratorial, a hiponatremia é o principal distúrbio, sendo a associação com hiperpotassemia presente caso a insuficência seja primária, especificamente por deficiência de mineralocorticoide. Por fim, hipoglicemia, anemia e eosinofilia também podem ocorrer.

Imagem 1: Hiperpigmentação cutânea. Fonte: Uptodate, 2024
Imagem 2: Hiperpigmentação cutânea. Fonte: Uptodate, 2024

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio #169 do nosso Podcast: Chama o plantão – corrida de leito!

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share