Anemia

Anemia: Definição

A definição de anemia depende da queda da hemoglobina para abaixo de 12g/dL nas mulheres adultas não gestantes e 13g/dL para homens adultos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso seja utilizado o hematócrito como parâmetro definidor de anemia, o ponto de corte será abaixo de 35% nas mulheres adultas e de 40% em homens adultos. Crianças e gestantes encontram outros valores de corte, da mesma forma que pessoas que residem em locais com altitude elevada e fumantes precisam ter seus valores de hemoglobina ajustados para o diagnóstico, como demonstrado abaixo:

Caso a causa da anemia não esteja clara, como num sangramento ativo ou hemoglobinopatia hereditária, a investigação perpassa pela análise do VCM. Anemias microcíticas, quando o VCM estiver menor que 80fL, incluem a ferropriva, cujo perfil do ferro está baixo, exceto pela capacidade de ligação; talassemias cujo defeito é na hemoglobina; anemia sideroblástica quando há anel de sideroblasto, podendo ser hereditária ou secundária a álcool ou deficiência de cobre, e anemia por doença crônica.

Já as anemias macrocíticas quando o VCM está acima de 100fL podem ser megaloblásticas, estando a deficiência de B12 e/ou folato como principais causas e que por vezes se acompanham de citopenias ou ainda secundária a síndromes mielodisplásicas. Quando não megaloblásticas, investigar alcoolismo ou hipotireoidismo.

As anemias normocíticas incluem também as de doença crônica, como a renal ou por hemólise. Os marcadores de hemólise são LDH alto, hiperbilirrubinemia indireta e haptoglobina baixa, sendo a hemólise de origem imune quando o coombs for positivo ou não imune, quando decorrer de esferocitose, deficiência enzimática ou hemoglobinopatia, como anemia falciforme.

Referência: Organização mundial de saúde – 2011.

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio 158 do nosso Podcast: Corrida de Leito.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share