Hemotransfusão maciça: você sabe o que é e como fazer?

Transfusão maciça por definição é quando são transfundidos mais de 10 concentrado de hemácias (CH) em 24h ou no mínimo 4 CH em 1h. Uma vez que atingimos essa quantidade de bolsas, há indicação de transfundir plasma e plaqueta na mesma proporção do concentrado de hemácia, o famoso protocolo 1:1:1. E uma vez iniciado este protocolo, devemos nos atentar ao risco de alcalose metabólica, hipocalcemia e hipotermia.

Esse tipo de transfusão é feito em geral em cenários de emergência como uma estratégia de controle de dados. Se forem feitos, por exemplo, 6 bolsas de CH, devemos ofertar de forma precoce 6 bolsas de plasma e 6UI de plaquetas, respeitando a proporção 1:1:1. O racional dessa conduta advém do risco de coagulopatia dilucional com a transfusão isolada de CH.

As complicações de alcalose metabólica e hipocalcemia decorrem do citrato presente no CH que é convertido a bicarbonato, além de quelar o cálcio. Já a hipotermia pode ser causada pelos hemocomponentes serão armazenados de forma refrigerada.

Não deixe de escutar o episódio do podcast “Hemotransfusão maciça: você sabe o que é e como fazer? e de nos seguir em seu agregador de podcast!

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share