Fibrilação Atrial de alta resposta estável: amiodarona, cedilanide ou beta-bloqueador?

Hoje damos início a um novo programa, o Chame o Plantão, cuja ideia é discutir de forma objetiva e informativa dúvidas clínicas cotidianas.

Começamos com a FA aguda estável. Nesse cenário, qual a *melhor droga*? Há benefício de cardioversão? E sobre a anticoagulação, quando fazer?

A Fibrilação Atrial (FA) aguda, com resposta ventricular rápida e estabilidade hemodinâmica deve ter a seguinte abordagem: infusão de drogas endovenosas, pelo rápido início de ação. São elas:

  • Primeira linha: beta-bloqueadores; Metoprolol EV 5mg em intervalos de 5min – máx: 15mg; Uma alternativa em casos de risco de hipotensão é a Amiodarona (Ataque: 300mg EV em 1h seguida de manutenção de 600-900mg EV em 24h).
  • Segunda linha: digitálico (Cedilanide) ou bloqueadores do canal de cálcio (Verapamil/Diltiazem), exceto em portadores de Insuficiência Cardíada com fração de ejeção reduzida;

É importante ressaltar que o controle do ritmo cardíaco é preferível em pacientes com FA de início há menos de 1 ano, sem doença estrutural cardíaca importante. A avaliação do risco cardioembólico deve ser feita paralelamente. Para isso, podemos usar o escore CHADSVASC.

Para uma pontuação no CHADSVASc ≥ 2 ou FA de etiologia valvar: deve-se realizar uma anticoagulação plena, caso o risco de sangramento seja baixo (usar o HAS-BLED para avaliação do risco de sangramento).

Já para uma pontuação no escore CHADSVASc = 0 em homens ou 1 em mulheres, é importante avaliar o início da FA para decisão da anticoagulação. Caso seja optado por controle do ritmo, sugere-se:

  • FA < 48h: anticoagular por 4 semanas após cardioversão. Essa decisão ainda encontra debate na literatura, com alguns especialistas não indicando anticoagulação nesses casos, sobretudo se início em < 24h;
  • FA > 48h ou tempo indefinido: iniciar anticoagulação 3 semanas pré-cardioversão e 4 semanas após. Esta alternativa contempla a realização de ecocardiograma transesofágico para avaliação a não realização da anticoagulação pré-cardioversão.

Não deixe de escutar e de nos seguir em seu agregador de podcast!

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share