Coronavírus: perguntas e respostas

Nas últimas semanas o mundo vem discutindo frequentemente sobre a nova epidemia do Coronavírus. Muita atenção tem sido dada a essa questão e diversas informações são vinculadas às mídias não especializadas gerando dúvidas e, por vezes, carência de embasamento científico.

Sendo assim, é fundamental que nos informemos para conhecer esse fenômeno e saber como agir. Neste artigo selecionamos e respondemos algumas perguntas frequentes a respeito do Coronavírus.

O que são coronavírus?

Os coronavírus (CoV) compõem uma família de vírus responsáveis por infecções do trato respiratório que vão desde resfriado comum até síndrome respiratória aguda grave. O nome deriva das espículas na superfície do vírus que se assemelham a uma coroa.

O novo coronavírus (COVID-19 ou 2019-nCoV) até então não havia sido relacionado a infecções em humanos, mas entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, na cidade chinesa de Wuhan, foram notificados casos de pneumonia de etiologia desconhecida sendo, posteriormente, associados ao COVID-19.

De onde veio esse novo vírus e como ele é transmitido?

Acredita-se que a fonte de exposição ao vírus tenha sido um mercado de animais na própria cidade de Wuhan. Investigações prévias descobriram que alguns vírus dessa família podem ser transmitidos para humanos através de animais, mas outros subtipos causam, até o momento, infecções exclusivamente em espécies animais específicas.

A transmissão entre humanos, de pessoa a pessoa, pode acontecer por contato com secreções contaminadas ou através do ar (secreções aéreas do indivíduo contaminado), e orientações gerais devem ser passadas à população.

Qual o período entre a contaminação e o início dos sintomas?

Acredita-se que o período de incubação seja de até duas semanas ou 14 dias.

Quais os sintomas nos fazem pensar nessa infecção?

Os sintomas são muito variados, com um espectro amplo de apresentações. Pacientes contaminados podem estar assintomáticos, apresentar quadros semelhantes a um resfriado comum (infecção de vias aéreas superiores), apresentar quadros pneumônicos graves (infecção de vias aéreas inferiores) e insuficiência respiratória.

Qual o perfil dos indivíduos infectados?

Estudo publicado recentemente mostrou que a mediana de idade dos indivíduos contaminados era de 59 anos, com maior morbimortalidade dos idosos e portadores de comorbidades. Não houve casos notificados em criança menores de 15 anos.

E os profissionais de saúde? O que devemos fazer ao entrar em contato com um caso suspeito de coronavírus?

Medidas de precaução padrão, de contado e de gotículas devem sempre ser adotadas. Para procedimentos que gerem aerossolização de secreções (intubação, aspiração de vias aéreas, etc) o uso de máscara do tipo N95 está recomendado.

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto sintomáticos. O doente preferencialmente deve permanecer em quarto isolado e utilizar máscara cirúrgica.

A notificação é imediata (Portaria nº204/2016) e deve ser realizada através do meio de comunicação mais eficiente e disponível pelo profissional de saúde no momento.

Como é confirmado o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser confirmado através de exames laboratoriais realizados por biologia molecular. Esses exames são capazes de identificar material genético do vírus em secreções respiratórias do doente.

Existe vacina?

Não. Atualmente, diferentes equipes de pesquisas estão trabalhando com esse objetivo.

E o tratamento? O que se sabe até então?

Atualmente o tratamento consiste em terapia de suporte. Conhecendo melhor o COVID-19, alguns medicamentos antivirais como lopinavir-ritonavir, interferon-1B, inibidores de RNA polimerase, podem se tornar futuros candidatos ao tratamento da infecção e estão sendo explorados de maneira experimental.

É importante lembrar que, em tempos de “avalanche” de novas informações e temores, não podemos nos esquecer de “vilões” conhecidos que causam maiores “estragos” anualmente em nossa sociedade: o grande exemplo disso é a DengueFica a dica!

Referência bibliográficas

1.     Pneumonia of unknown cause — China: disease outbreak news. Geneva: World Health Organization, January 5, 2020

2.     Guan W, Ni Z, Hu Y, et al. Clinical characteristics of coronavirus disease 2019 in China. N Engl J Med. Fevereiro de 2020. DOI: 10.1056/NEJMoa2002032.

3.     Fauci AS, Lane HC, Redfield RR. Covid-19 – Navigating the uncharted. N Engl J Med. Fevereiro de 2020. DOI: 10.1056/NEJMe2002387

4.     Sociedade Brasileira de Infectologia. Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o novo Coronavirus – pergunta e respostas para proffisinais da saúde e para o público em geral. SBI. Janeiro de 2020

5.     Ministério da Saúde. Coronavírus: saiba o que é, como tratar e se previnir. Fevereiro de 2019. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus (Acesso em 28 de fevereiro de 2020)

1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share