Antibioticoterapia nas infecções urinárias

As infecções do trato urinário incluem as uretrites, as cistites, prostatites e pielonefrites. Podem ser subdivididas em não complicadas, que incluem a uretrite, cistite e pielonefrite leve em mulheres jovens não gestantes, ou complicadas, englobando as infecções urinários nos homens, pielonefrite associada a nefrolitíase e sepse urinária, independentemente do sexo.  

Um quadro de cistite em mulheres jovens e não gestantes, sem fator de risco para resistência antimicrobiana, pode ser tratado empiricamente, sendo a Nitrofurantoína, Fosfomicina ou Sulfametoxazol-trimetoprim as medicações de primeira linha. Caso seja gestante, a melhor opção recai sobre os Beta-lactâmicos pelo perfil de segurança.  

Já em pielonefrites ou outras ITUs (Infecções do Trato Urinário) complicadas, as Fluoroquinolonas, como Ciprofloxacino, seguem como primeira opção, sobretudo para pacientes ambulatoriais. As Cefalosporinas de terceira geração são a escolha para pacientes com indicação de internação. Nesses casos, é importante a realização de urocultura e, caso seja isolado um microorganismo B-lactamese de espectro expandido (ESBL), a ampliação para carbapenêmico está indicada.  

Principais doses dos antibióticos: 

Cistite 
  • Fosfomicina: 3g em dose única;
  • Nitrofurantoina: 100mg, duas vezes ao dia (BID), por 5 dias; 
  • Sulfametoxazol-trimetroprim: 800/160mg BID por 3 dias; 
Pielonefrite ou ITU complicada 
  • Ciprofloxacino: 500mg BID, via oral; ou 400mg envovenoso, BID, por 7 dias para pielonefrite não complicada ou por 2 a 4 semanas para prostatite;
  • Ceftriaxona: 1g, uma vez ao dia, por 7 dias;

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio em nosso podcast: Corrida de Leito

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share