IC de FE preservada: diagnóstico e manejo

Dando continuidade à temática do tratamento medicamentoso da Insuficiência Cardíaca (IC), o episódio 139 do Podcast Corrida de Leito aborda o diagnóstico e o manejo da Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção preservada (ICFEp), ou seja, uma insuficiência cardíaca crônica em que a fração de ejeção é superior a 50%.

Para saber mais sobre o manejo de pacientes com ICFER, clique aqui.

Diagnóstico

O diagnóstico envolve uma abordagem simplificada: presença de sinais e sintomas de congestão e fração de ejeção acima de 50% associado a evidências de doença cardíaca estrutural, como aumento do volume atrial, e/ou evidência de altas pressões de enchimento ventricular, representado pela elevação do Peptídio Natriurético tipo B (BNP) e/ou disfunção diastólica.

Nos casos em que o ecocardiograma não for esclarecedor ou não houver fatores de risco evidentes para esse tipo de IC ou ainda os peptídeos natriuréticos estiverem com uma elevação modesta, a recomendação atual das diretrizes é pela aplicação de escores de avaliação diagnóstica: escore H2FPEF e o HFA – PEFF.

O escore H2FPEF segue algumas características clínicas: hipertensão, fibrilação atrial, hipertensão Pulmonar, Idade (eldery) acima de 60 anos e F de filing – altas pressões de enchimento do ventrículo esquerdo (E/e >9). Confira abaixo:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tabela-1.1-1-1024x610.png
Figura 1: Escore H2FPEF

Já o escore HFA – PEFF é mais amplo e inclui valores da relação E/e e abrange os peptídeos natriuréticos:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tabela-1.2-1024x742.png
Figura 2: Escore HFA PEFF.

Manejo

As glifozinas (inibidores do SGLT2, o co-transportador sódio-glicose, representados por dapaglifozina e empaglifozina) são as medicações de primeira linha atualmente, já que se mostraram efetivas na redução dos sintomas e hospitalizações, mesmo em pacientes não diabéticos. De forma adjuvante, entram o estímulo à atividade física e emagrecimento e o uso de diuréticos de alça, caso haja sintomas congestivos. As demais terapias devem ser direcionadas à morbidade de base.

Por fim, o fluxograma abaixo faz a recapitulação do diagnóstico da IC com FE preservada (ICFEp):

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é fluxograma-1024x779.png

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio em nosso Podcast: Corrida de Leito.

Referências

JAMA, artigo revisão 23; Diretriz ES e SBC-2021 e SBC-2018; Uptodate.

Posts Relacionados
Ler Mais

Abordagem da diarreia aguda

“Highlights do episódio”  do podcast  “Abordagem da diarreia aguda“. Diarreia é a presença de 3 dejeções diárias acompanhadas de…

Teste form RD

Total
0
Share