Quando usar corticoide na Pneumonia Comunitária? Em março de 2023 foi publicado um ensaio clínico multicêntrico denominado CAPE COD na revista New England Journal of Medicine sobre o uso da Hidrocortisona na pneumonia comunitária com critérios de gravidade, em que foi demonstrado redução da mortalidade com essa intervenção comparada com o placebo.
Trata-se de um estudo duplo-cego, controlado e randomizado, em fase 3, que envolveu 31 centros hospitalares franceses e 800 pacientes, sendo que metade foi alocado no grupo intervenção e o restante no placebo. No grupo intervenção era administrado 200mg de Hidrocortisona endovenosa de forma contínua em até 24h da definição de um ou mais dos critérios de gravidade, a saber:
- Necessidade de ventilação mecânica (invasiva ou não invasiva) com PEEP de, no mínimo, 5cmH2O;
- Relação P/F (ou seja, pressão parcial de O2 sobre fração inspirada) menor que 300 com paciente em uso de CNAF (a cânula nasal de alto fluxo) a no mínimo 50% ou máscara com reservatório com relação P/F em valores pré-especificados;
- Escore de PSI (Pulmonary Severity Index) acima de 130;
Pacientes que possuíam diretiva antecipada de desejo de não intubação, pneumonia causada por influenza (onde não há benefício com o corticóide) e/ou pacientes com choque séptico foram excluídos do estudo.
Considerando o baixo risco de viés do estudo, conclui-se que o uso de Hidrocortisona em pacientes com PAC grave está indicado.
Para saber mais, não deixe de escutar o episódio #189 do nosso Podcast: Chama o Plantão – Corrida de Leito.