Cetoacidose euglicêmica: quando suspeitar?

A cetoacidose com apresentação euglicêmica tem aumentado nos últimos anos, sobretudo devido ao uso de inibidores de SGLT2.

Qual a definição de cetoacidose e quando suspeitar da forma euglicêmica? Há alguma mudança nos critérios diagnósticos?

Novo consenso

Recentemente foi publicado um consenso no Diabetes Care em que foram revisados os critérios diagnósticos da cetoacidose diabética. Nesse sentido, atualmente, o diagnóstico depende de três critérios, a saber:

  • Diabetes prévio OU hiperglicemia > 200 mg/dL (e não mais 250mg/dL);
  • Presença de cetose, o que pode ser evidenciada de forma quantitativa pela dosagem sérica seja semiquantitativa por fita reagente urinária;
  • pH < 7.30 e HCO3 < 18mmol/L, ( o que configura a acidose);
Cetoacidose euglicêmica

Partindo desta definição, entende-se como cetoacidose euglicêmica toda manifestação de cetoacidose (pesquisa de cetonemia/cetonúria positivos) e acidose metabólica, cujos níveis séricos de glicemia estejam menores que 200mg/dL.

Do ponto de vista etiológico, vários são os fatores causais para este fenômeno da cetoacidose euglicêmica, como o uso de insulina exógena, redução da alimentação, gestação, abuso de álcool, insuficiência hepática e, sobretudo, uso de inibidor do co-transportador sódio-glicose (ou SGLT2).

Diagnóstico e tratamento da cetoacidose euglicêmica

Diante de toda acidose metabólica de ânion gap elevado, cuja hiperlactatemia tenha sido excluída, e, diante de um paciente sabidamente diabético (independente se tipo I ou II), pesquise a presença de cetose (por cetonemia ou cetonúria). Mesmo que a glicemia esteja abaixo de 200mg/dL, o diagnóstico de cetoacidose estará selado.

O tratamento da cetoacidose euglicêmica não se difere da cetoacidose clássica e foi discutido no episódio de número #60. A hidratação endovenosa associada a reposição de insulina e monitorização do potássio sérico serão a base deste.

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio #187 do nosso Podcast: Chama o plantão – Corrida de leito

Referências
  1. . Umpierrez GE, et. al. Hyperglycemic Crises in Adults With Diabetes: A Consensus Report. Diabetes Care 2024

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share