Quais são os causadores de anafilaxia não mediada por IgE?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Hoje, integrada à reação imunológica, a reação anafilática não mediada por IgE—antiga reação anafilactoide– é menos comum que a sua contraparte, mas ainda assim merece atenção devido aos seus fatores desencadeantes dentro de contextos hospitalares ou clínicos.

Já sabe definir uma reação anafilática? Não? Veja nosso texto: Anafilaxia – o que é e como compreender a patologia?

O destaque vai para o radiocontraste, uma causa importantíssima de anafilaxia no meio intra-hospitalar. O contraste, no entanto, pode também causar reação mediada por IgE.

A fluoresceína, uma solução oftálmica usada para avaliar a integridade do epitélio córneo conjuntival, alterado, p. ex. na ceratite, também é uma causa rara de anafilaxia.

Anti-inflamatórios não-esteroidais são causa de anafilaxia mediada e não mediada por IgE. É um importante desencadeante da anafilaxia por medicamentos.

Ferro-dextrano, muito utilizado para o tratamento endovenoso da anemia ferropriva, exige muito cuidado durante a infusão, haja visto reações graves associadas ao componente dextrano.

O omalizumabe, curiosamente, é um anticorpo monoclonal contra IgE, usado na asma grave, e pode causar anafilaxia.

Nessa seara, o infliximabe, muito usado em doenças reumatológicas e doença inflamatória intestinal, também é implicado em reações anafiláticas não relacionadas à IgE.

Ainda, a vancomicina pode causar uma síndrome famosa: a Síndrome do Homem Vermelho, uma das reações adversas mais comuns a essa droga. Geralmente só acomete a pele, mas em 15% dos casos também pode ocorrer hipotensão, sendo difícil a distinção entre a síndrome e a anafilaxia.

Já os opióides, especialmente a meperidina e codeína, podem induzir diretamente a degranulação mastocitária, causando urticária. A reação anafilática pode ocorrer nesses casos, mas é mais rara.

A reação anafilática não mediada por IgE envolve outros anticorpos, como imunoglobulinas G (IgG), ou imunocomplexos. Isso  a distingue fisiologicamente da reação não imunológica. Clinicamente, no entanto, as reações são indistinguíveis. A grande particularidade desta reação junto à não imunológica, é que não é necessário haver sensibilização prévia.

Para saber sobre a anafilaxia mediada por IgE, clique aqui

Referências

1 – Campbell RL, Kelso JM. Anaphylaxis: Emergency treatment. UpToDate, Apr 2021.

2 – Coelho  BFL, Murad, LS, Bragança RD. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020.

1 comment

Comments are closed.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share