USG pulmonar na emergência – quando está indicada?

A ultrassonografia (USG) pulmonar à beira-leito é uma ferramenta de auxílio diagnóstico, que possui maior acurácia que o Raio-X de tórax e ausculta pulmonar, e que pode ser empregada em alguns contextos na emergência. Seu uso é indicado para situações em que o paciente se encontra em insuficiência respiratória aguda, devido a condições como: pneumotórax, derrame pleural, consolidações e síndromes intersticiais. 

Nesse contexto, o protocolo BLUE, criado pelo médico intensivista dr. Daniel Lichtenstein, pioneiro na USG pulmonar, determina pontos de avaliação bilateral dos pulmões, uma vez que a imagem estática não é adequada para avaliação do órgão. Confira na imagem abaixo:

Figura 1: Pontos de avaliação Pulmonar. Fonte: Coelho BFL, et al. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020. Arquivo pessoal de Ataíde, TBLS.

1 e 2: Parede torácica anterior 

3 e 4: Linha axilar anterior

5 e 6: Janela costofrênica

Além dos 3 pontos de análise bilateral, a janela costofrênica é avaliada na emergência, conforme imagem abaixo:

Figura 2:  Pontos de avaliação Pulmonar. Fonte: Coelho BFL, et a.. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020. Arquivo pessoal de Ataíde, TBLS.

Dito isto, é importante enaltecer os achados na avaliação do pulmão normal sob visualização do USG:

  1. Sinal do Morcego: Costelas e linhas pleurais 
  2. Deslizamento da Pleura: confirmado no modo M pelo “sinal da praia”
  3. Linhas A: linhas horizontais geradas pela reverberação da imagem pleural

Figura 3: “Sinal do morcego” à esquerda. Linhas A (cabeças de seta) e pleura identificada pela seta à direita. Fonte:  Coelho BFL, et al. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020. Arquivo pessoal de Ataíde, TBLS.

Já os achados patológicos na USG pulmonar dependem da relação entre ar e líquido, provocada pela patologia, como pode ser visto a seguir:

  1. Derrame pleural: apenas líquido
  2. Síndromes intersticiais: predomínio de ar
  3. Consolidações: predomínio de líquido 
  4. Pneumotórax: apenas ar

Na figura abaixo há um exemplo da USG pulmonar à beira leito com achado patológico em B, indicativo de pneumotórax, onde a região granulada (“areia”) não é vista, apenas as imagens lineares (“estratosfera”) .

Figura 4: Modo M. A. Pulmão normal. Note imagens lineares acima da linha branca (“mar”) e imagem granulada abaixo da linha (“areia”). B. Pneumotórax. Fonte: Coelho BFL, et al. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020. Arquivo pessoal de Ataíde, TBLS.

O pneumotórax é uma condição em que não há líquido nos pulmões, apenas ar, o que auxilia o diagnóstico, como dito anteriormente.É interessante observar que em um doente com esta condição, o USG é capaz de concluir a hipótese diagnóstica em questão de segundos, enquanto, em muitos casos, se realizado o Raio-X de tórax e a imagem for inconclusiva, é necessário solicitar uma tomografia de tórax para confirmar a condição, o que gera maior oneração ao sistema e um atraso na conduta.

O curso USEM® – Ultrassonografia na Emergência foi desenvolvido para introduzir o ultrassom beira leito (USBL) ao médico que cuida de doentes críticos. Para saber mais, clique aqui.

Referências

1 –  Coelho BFL, et al. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020

2 – Lichtenstein DA. Ultrasound in the management of thoracic disease. Crit Care Med 2007 Vol. 35, Nº. 5

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share