Protocolos do ACLS: PCR situações especiais

PCR em gestantes

A parada cardiorrespiratória (PCR) em gestante envolve basicamente três pilares:

  • Deslocamento do útero gravídico para o lado esquerdo de forma a viabilizar o retorno venoso e, por conseguinte, o débito cardíaco;
  • Cesárea de emergência dentro dos primeiros 5 minutos de atendimento;
  • Administração de Gluconato ou Cloreto de Cálcio caso a paciente esteja recebendo Sulfato de Magnésio contínuo;

Neste último caso, o Sulfato de Magnésio deve ser suspenso de forma imediata. A dose do Gluconato de Cálcio na PCR é de 1 a 3g EV, o que corresponde a 1 ampola, podendo ser diluída para 10ml de ABD ou SF 0,9% em bolus rápido; se a droga de escolha for Cloreto de Cálcio, a dose preconizada é de 1g e a diluição e administração semelhante.

PCR no contexto de intoxicação por opioides

Caso a PCR ocorra em contexto de intoxicação por opióide, a primeira medida é verificar se a pessoa respira normalmente ou não. Se estiver respirando normalmente, devemos primeiro tentar evitar sua deterioração, posicionando o indivíduo de modo a manter a via aérea aberta e avaliar conforme evolução se será necessário administrar a Naloxona.

Caso a respiração não esteja normal, ou seja, quando estiver agônica ou com hipoventilação extrema, quando abaixo de 6 respirações por minuto, mas com pulso ainda presente, deve-se administrar a Naloxona, além de posicionar o paciente de modo a manter a via aérea pérvia e realizar ventilações de resgate ou com auxílio de uma bolsa-válvula-máscara. Se não for detectado pulso, segue-se para o algoritmo padrão de PCR conforme o ritmo, considerando na sequência o uso da Naloxona.

PCR no contexto de hipotermia

Por fim, a PCR em contexto de hipotermia extrema, ou seja, quando a temperatura corporal estiver abaixo de 30ºC, envolve as manobras de ressuscitação habituais a depender do ritmo, além de técnicas de reaquecimento interno ativo, como a administração de fluidos intravenosos aquecidos a 40-42ºC, além de oxigênio umidificado aquecido.

Para saber mais, não deixe de escutar o episódio #180 do nosso podcast: Chama o Plantão – Corrida de Leito.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share