A varíola dos macacos ou Monkeypox é uma doença viral, causada pelo gênero orthopoxviruses, (vírus de DNA) e que também causam outras doenças. A transmissão depende do contato próximo com as lesões de pele, gotículas ou objetos contaminados. O risco de contágio ocorre desde o início das lesões de pele até que todas as crostas das lesões cutâneas tenham caído e uma pele íntegra tenha se formado (vide manifestações clínicas adiante). Indivíduos com menos de 40-50 anos podem ser mais susceptíveis, pois não receberam a vacinação contra a varíola humana, quando deixou de ser obrigatória na década de 80 após a erradicação da varíola humana no mundo.
As manifestações clínicas são divididas em duas fases:
- O período febril (pródromos), que conta, além da febre, com mialgia, especialmente nas costas, astenia, cefaleia e adenopatia (importante para diagnóstico diferencial com varicela e sarampo).
- Período das erupções cutâneas :em que em geral se inicia na face, podendo até surgir como enantema na boca e língua, associado a máculas que evoluem para pápulas, depois culminam em vesículas até se tornarem pústulas e, por fim, crostas, quando então cessa a fase de transmissão.
Clique aqui para saber mais sobre a sintomatologia da doença.
Os principais diagnósticos diferenciais incluem varicela, sarampo, herpes e sífilis. Complicações como encefalite, ulceração de córnea e infecções bacterianas secundárias (pele e pulmão) podem ocorrer.
A doença, em geral, é autolimitada, podendo durar cerca de 2 a 4 semanas. Seu diagnóstico é feito com swab das lesões de pele, por meio da técnica molecular de PCR. O tratamento é basicamente suportivo, com foco na hidratação. E o isolamento deve ser instituído na fase de pródromos e mantido até a resolução das lesões de pele. Em caso de suspeita de contactantes, a vigilância para o aparecimento da febre deve ser feito por 21 dias (período máximo de incubação).
Não deixe de escutar o episódio do podcast “Varíola dos macacos: e se chegar uma suspeita no seu plantão?” e de nos seguir em seu agregador de podcast!