Ultrassonografia no choque: Protocolo RUSH

A Ultrassonografia à beira leito é uma ferramenta muito útil na emergência no auxílio do diagnóstico e manejo do paciente com choque.

Para saber sobre a USG pulmonar na emergência, clique aqui.

Nesse sentido, o Protocolo RUSH  (Rapid ultrasound in shock) de ultrassonografia pode auxiliar na classificação dos diferentes tipos de choque, quando são combinados os achados das diferentes janelas de avaliação. Este protocolo é dividido em 3 etapas, que, somadas, podem auxiliar a identificar o tipo de choque apresentado pelo paciente. Relembre abaixo a os tipos de choque:

  • Hipovolêmico: Hemorragia por trauma ou espontânea e desidratação por vômitos ou diarreia;
  • Distributivo: Sepse, anafilaxia, pancreatite e choque neurogênico;
  • Cardiogênico: Infarto agudo do miocárdio, miocardite e disfunção valvar;
  • Obstrutivo: Embolia pulmonar maciça, pneumotórax hipertensivo e tamponamento pericárdico;

Etapas do Protocolo RUSH

Passo 1: Avaliação da “Bomba”: coração; São avaliadas quarto janelas cardíacas em três pontos do tórax: paraesternal, apical e subcostal ou subxifóide;

Figura 1: Janela paraesternal eixo longo, janela apical e janela subcostal. Fonte: Arquivo pessoal.

Nesta fase da avaliação, pode-se detectar, por exemplo, um derrame pericárdico, visto como uma área anecóica (escura), envolvendo o coração, como exemplificado abaixo. Além disso, avalia-se a contratilidade miocárdica e o strain do ventrículo direito.

Figura 2: Janela paraesternal eixo longo. Observe derrame pericárdico (DP) em plano anterior à artéria aorta descendente e derrame pleural em plano posterior.
Fonte: Arquivo pessoal

Passo 2: Avaliação do tanque: Veia cava inferior (VCI) e cavidades torácica e abdominal; Neste passo são analisadas 6 janelas; Neste passo, a volemia do paciente é analisada, utilizando-se por exemplo o tamanho da VCI e sua variação de acordo com a respiração.

São Janelas de avaliação: 1. Subxifoide; 2. Costofrênica direita; 3. Costofrênica esquerda; 4. Suprapúbica; 5. Parede torácica anterior direita; 6. Parede torácica anterior esquerda. 

A partir de então, observa-se se há hemorragias, extravasamento de fluidos ou coleções. As janelas 2 e 3 evidenciam a cavidade torácica e para avaliação da cavidade abdominal utiliza-se a janela costofrênica. Além disso, o vazamento de “ar”, ou Pneumotórax, e edema pulmonar  também podem ser visualizados no exame.

Figura 3: Janelas utilizadas na avaliação do tanque. Fonte: Arquivo pessoal 

Passo 3: Avaliação dos canos: os vasos; Circulação arterial e venosa.

Por fim, no último passo do protocolo RUSH, podem ser avaliados aneurisma e dissecção de Aorta e trombose venosa profunda, sendo esta observada por meio da compressão de três pontos venosos nos membros inferiores e a primeira por meio dos seguintes pontos:

Figura 4: Pontos de avaliação da artéria aorta. 1. Janela supraesternal – arco aórtico. 2. Janela paraesternal – raiz da artéria aorta e aorta torácica descendente. 3 e 4. Avaliação da artéria aorta abdominal em toda a sua extensão. Fonte: Arquivo pessoal

Achados patológicos

Confira abaixo uma relação dos achados patológicos na USG à beira leito pelo protocolo RUSH e a respectiva classificação do choque:

O curso USEM® – Ultrassonografia na Emergência foi desenvolvido para introduzir o ultrassom beira leito (USBL) ao médico que cuida de doentes críticos. Para saber mais, clique aqui.

Referências:

1 –  Coelho BFL, et al. Manual de Urgências e Emergências. Ed. Curem, 2020

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share