Manejo da DPOC exacerbada

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) exacerbada é caracterizado pela piora dos sintomas de dispneia, tosse e/ou aumento do escarro de forma aguda. Seu diagnóstico é essencialmente clínico, mas como os sintomas não são específicos, deve-se realizar o diagnóstico diferencial para doenças como insuficiência cardíaca descompensada, tromboembolismo pulmonar ou mesmo pneumonia.

A base do tratamento envolve oferta de O2, com o objetivo de manter a saturação entre 88-92%, para se evitar hipercapnia, além de broncodilatadores de curta e corticoide sistêmico. Os broncodilatadores de longa ação também devem ser mantidos ou iniciados e uma terapia antibiótica (ATB) deve ser iniciada se os sintomas envolverem sobretudo escarro purulento. Uma vez iniciados, o corticoide sistêmico e ATB devem ser mantidos por 5 dias, exceto em circunstâncias especiais.

Para conhecimento da atualização do GOLD 2023 e a modificação da classificação do perfil do DPOC, não deixe de escutar o episódio em nosso Podcast: Corrida de Leito.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share