Metformina em paciente internado(a): pode usar? O uso da metformina pode ser mantido durante a internação hospitalar de algum paciente, desde que não haja contraindicações para seu uso, ou seja, cenários em que se associam à acidose lática quando a segurança de uso da metformina não foi comprovada.
Nesse sentido, caso exista uma injúria renal com taxa de filtração menor que 30mL/min/1.73 m², insuficiência hepática, insuficiência cardíaca descompensada e/ou sepse com risco de hipoperfusão, a melhor conduta é suspender a metformina no contexto da internação e avaliar o uso de insulina. Já se o contexto for de estabilidade clínica, sem a presença dessas condições e, partindo de um bom controle glicêmico prévio com a metformina, a sua manutenção em contexto de internação hospitalar é segura.
Exames contrastados: devo suspender a metformina?
Sobre a suspensão da metformina previamente à realização de exames contrastados, há uma recomendação de se suspender antes do exame e, por no mínimo 48h após o exame, em indivíduos que apresentam risco para a nefropatia associada a contraste, como:
- Taxa de filtração menor que 60 mL/min/1.73 m²;
- Doença hepática ou cardiovascular;
Nos pacientes sem essas condições, não há um consenso acerca da necessidade de suspensão deste fármaco. O sumário UpToDate sugere a manutenção da metformina enquanto a agência reguladora norte-americana indica a suspensão em todo paciente, independente do risco basal.
Para saber mais, não deixe de escutar o episódio 188 do nosso Podcast: Chama o plantão – corrida de leito.