Antibióticos e lesão renal aguda: corrige-se a primeira dose?

Em geral, não corrigimos as doses dos antibióticos em contexto de lesão renal aguda ou crônica agudizada, independentemente da classe que formos prescrever, nas primeiras 24 a 48h horas de terapia. O motivo de se manter a dose full (ou plena), nesse período, sobretudo nas primeiras 24 horas, é que em situações de lesão renal aguda pode haver flutuações significativas da taxa de filtração glomerular na fase inicial do processo, sendo sugerido manter as doses plenas para se garantir níveis séricos adequados dos antibióticos. Já nas situações de Doença Renal Crônica (DRC), sugere-se fazer apenas a primeira dose full, corrigindo as demais conforme o clearance de creatinina e atentando-se a necessidade de dose pós diálise, se for o caso.

Com relação a estimativa do clearance de creatinina, especificamente para guiar correção de dose de antibióticos, a fórmula de Cockcroft-Gault parece ser a mais indicada, o que se justifica por dois motivos: o primeiro é que a maioria dos manuais de ajuste de dose de antibióticos se baseia nesta fórmula; e o outro decorre da suposição de que o peso real aqui pode ser válido.

Fórmula de Cockcroft & Gault

Clearance da creatinina(ml/min)= (140−idade) x (peso /72 x creatinina)

Obs: sexo feminino = clearance x0.85

  • Idade: em anos;
  • Peso: em kg;
  • Creatinina plasmática: em mg/dl.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia possui ferramentas de cálculo nefrológico on-line, que podem ser conferidas aqui.

Não deixe de escutar o episódio “Antibióticos e Lesão renal aguda: corrige-se a primeira dose?” no podcast Corrida de Leito.

Referência Bibliográfica: 

1 – Cockcroft DW, Gault MH. Prediction of creatinine clearance from serum creatinine. Nephron 1976; 16: 31–41.

Posts Relacionados

Teste form RD

Total
0
Share